O que, por que e como ser sustentável

por Furoa

“É desumano e irracional que 327 famílias possuam quase a metade de todas as riquezas da Terra e que três indivíduos tenham mais renda do que 48 países onde vivem 600 milhões de pessoas. Isso representa uma ofença aos direitos humanos”.

— Leonardo Boff

Muito se fala sobre sustentabilidade, mas poucas pessoas vivem de uma forma realmente sustentável, até por que muita gente nem sabe o que é ser sustentável.

Sustentabilidade tem haver com suportar determinadas condições, ou seja, segurar as cordas para que algo de bom, como a natureza, possa permancer.

“Sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. (Nosso Futuro Comum, documento elaborado pela ONU em 1987)

 

Segundo o Wikipédia, a sustentabilidade se divide em três questões principais:

• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.

• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.

• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.

 

É de extrema importância ser sustentável. Cientistas dizem que seremos extintos se continuarmos a viver como vivemos. Além disso, a própria Bíblia manda sermos sustentáveis.

Lendo a Bíblia é possível perceber que nosso dever é cuidar da criação vivendo de forma sustentável. A Criação de Deus só permite que sejamos felizes se cuidarmos uns dos outros e do planeta.

“O Senhor Deus colocou Adão e Eva no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.” (Gênesis 2:15)

 

Para guiar você a viver uma vida mais sustentável, deixamos aqui 12 ações simples que irão te ajudar (escrito pelo ex-Vice Presidente dos Estados Unidos, Al Gore e retirado de Sociosustainability):

1.       Troque a lâmpada incandescente para lâmpada fluorescente

2.       Use menos o seu automóvel

3.       Pratique mais a reciclagem de materiais e alimentos

4.       Mantenha correta a calibragem dos pneus de seu automóvel

5.       Use menos água quente, sobretudo durante o banho

6.       Evite levar embalagens para casa [depois você terá que jogar fora, gerando lixo]

7.       Ajuste o termostato do seu aquecedor ou condicionador de ar

8.       Plante uma árvore

9.       Desligue completamente os aparelhos eletrônicos, principalmente à noite ou ao sair de casa

10.   Não coma carne em um dos dias de semana

11.   Desplugue-se. Biblicamente falando, descanse no Senhor; não fique ansioso[a]

12.   Encoraje seus amigos a praticarem isto como você.

 

Acesse: Greenpeace, A Rocha Brasil e descubra as Ecovilas.

Anúncios