De volta à sanidade

por Furoa

Evangelho, sanidade e tecnologia

Jesus nos ensinou a não nos apegar às coisas materiais, mas sim a lutar por aquilo que é eterno: aproveitar a vida e amar as pessoas. Em Lucas 12, ele diz:

A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas […] Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destroi. Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.

Isso deve ser aplicado a como nós usamos a tecnologia. É como se Jesus dissesse: “A vida é mais importante que o Facebook, e o corpo mais importante do que as selfies que você posta no Instagram. Desapegue do mundo virtual e simplesmente viva uma vida onde nenhuma curtida te dê mais felicidade do que ouvir o som do mar”.
Precisamos usar a tecnologia como ferramenta, não sermos ferramentas dela, como profetizou Thoreau.
Para ajudar vocês a usarem melhor a tecnologia, deixo aqui algumas dicas:

Faça uma coisa de cada vez

Coloque toda a sua atenção no que está fazendo agora e desligue-se das outras coisas.

Estabeleça limites e horários

Determine quanto tempo ou quando você usará a internet, computador, etc.

Tire as notificações de seu smartphone

Elas são uma das coisas que mais nos atrapalham de ter foco. Desligue-as e você conseguirá se concentrar melhor naquilo que está fazendo.

Deixe seu celular de lado

Use o seu celular o mínimo possível, de preferência nem tenha um. Evite mexer nele enquanto estiver conversando com alguém. Além de demonstrar falta de educação, te atrapalha de cultivar um bom relacionamento.

Desapegue das redes sociais

Passe o menor tempo possível nas redes sociais ou nem as use. Elas sugam o nosso tempo e enfraquem relacionamentos. Ao invés de viver online, converse pessoalmente.

Evite ou deixe de assistir TV

É algo inútil, consome nosso tempo e só serve para nos controlar.

Use Software Livre

Eles dão aos usuários o poder de controlar seus computadores ao invés de serem controlados por eles.

Faça algo legal

Leia um bom livro, tire um tempo para refletir, exercite-se ou seja voluntário em uma ONG.

Voltar à sanidade pode ser resumido a uma frase: desconectar. Porém essas dicas nos dão uma ideia de como fazer isso. Elas foram muito úteis para mim e creio que serão úteis para vocês também.

“Quando estiver caminhando, caminhe. Quando estiver comendo, coma.” ~Provérbio Zen

PS: Depois de cinco semanas a série Um Mês Sem Internet acabou. Baixe a série toda em PDF aqui e siga o blog clicando no botão abaixo.

Anúncios