Com o que Deus se importa?

por Furoa

Deus simplesmente quer que você viva bem

Temos o costume de defender arduamente aquilo que cremos e criticar quem pensa minimamente diferente, mas será mesmo que Deus se importa tanto com o que cremos?
É óbvio que nós, como seres finitos que somos, nunca conseguiremos entender todos os (ou pelo menos um dos) mistérios de Deus. Se alguém tem certeza absoluta de que sabe todos os planos de Deus, então essa pessoa é superior a Deus.
No fim das contas, me parece que Deus não se preocupa se você é calvinista, arminiano, teísta aberto, premilenista, posmilenista, ou acredita piamente em gnomos. O que Deus quer é que você simplesmente viva.
Talvez isso não faça muito sentido pra você, mas vou argumentar, mostrar alguns trechos bíblicos e espero te convencer que crenças não levam ninguém a Deus.

Jesus disse que para entrarmos no Reino de Deus precisamos ser como crianças. Isso significa que precisamos ser incompetentes, depender inteiramente de Deus para participar e ver esse Reino.
Se é impossível chegar a Deus através de nossos atos, não adianta tentarmos nos aproximar dele. Devemos depender exclusivamente de sua graça que está derramada em todo o mundo. Basta a nós simplesmente viver e presenciar essa graça em nossas vidas.

Jacó, em Gênesis 28, tem um sonho em que ele vê uma escada com anjos subindo e descendo do céu. Mas o mais interessante desse texto é o que Jacó fala depois de acordar:

Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia!

A palavra hebraica para “lugar” é Hamakom e significa literalmente Deus. Isso pode ser um pouco bizarro, mas o que esse texto quer dizer é que Deus está em todo lugar, a gente é que não percebe¹.
Esse texto é um tapa na cara de quem procura Deus e acha que não encontrou. Se Deus está em absolutamente todo lugar, não precisamos fazer nada para o encontrar. Ele já está aqui, precisamos apenas viver para poder senti-lo.

Em João 3, Jesus disse a um cara chamado Nicodemos que para ver o Reino de Deus é preciso nascer de novo. Esqueça todas aqueles sermões sobre nascer de novo, a palavra principal aqui é ver.
Jesus não está falando de entrar ou participar do Reino de Deus, mas de perceber Deus em todas as coisas, assim como Jacó fez.

Não consigo acreditar em Deus como um ser² que gosta de receber aplausos e ouvir pessoas dizendo “Deus é [insira qualquer palavra positiva aqui]”. Jesus mesmo não gostava que as pessoas o tratassem dessa forma, ele queria nos ver aproveitando a vida como ela deve ser vivida porque amar a Deus é amar a vida.
Você não precisa fazer nada para encontrar Deus, ele já está aqui. Simplesmente viva e sinta sua presença no sol gostoso de toda manhã, no vento que nos refresca, e no sorriso da pessoa amada.

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há
– Legião Urbana

¹ Isso se repete também, por exemplo, em Êxodo 3
² Para uma rápida reflexão sobre o que é Deus, leia meu post "Deus"
Anúncios